domingo, 30 de agosto de 2009

O Selo das Perguntas...

Este selo foi-me atribuído pela Flicka do blog Mil Livros, Um Sonho; a quem agradeço do fundo do meu coração. Aqui deixo as minhas respostas às perguntas do selo:
PERGUNTAS:

- Qual o livro que está lendo ou qual o último que leu?

Estou a ler Sarmacanda de Amin Maalouf. A princípio, a sua leitura revelou-se difícil, custou-me entrar no ritmo e na escrita do autor. Mas passada esta fase, tornou-se muito proveitosa e mal posso esperar para o acabar.

- Qual livro preferido?

São tantos. Os mais preferidos são Os Maias de Eça de Queirós, Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco e Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach e os do Tolkien.

- Autor, capa, recomendação ou sinopse?

O que me chama mais a atenção são as sinopses. Às vezes vou pela recomendação ou melhor, várias recomendações. Por exemplo, ultimamente ando louca para ler um livro da Colleen McCullough porque já vi e ouvi maravilhas desta escritora.
- Um livro que não consegue terminar de ler.

É raríssimo o livro que eu não consiga terminar. Sou muito persistente e tenho sempre a esperança que ele me supreenda. Às vezes, quando não o consigo terminar coloco-o de lado e volto a pegá-lo tempo depois.

-Aquele que não sai de sua cabeceira.

O ou os que estou a ler no momento.

- Escritor preferido.

Eça de Queirós pela sua capacidade fenomenal de dissecar as pessoas e ambientes e torná-las em personagens que satirizam e criticam mas que cativam.

J.R.R Tolkien pela sua genialidade em criar o mundo da Terra Média onde convivem inúmeras raças cada uma com os seus costumes,linguagens. Nas entrelinhas dos seus livros está presente a eterna batalha Mal versus Bem mas também a amizade, lealdade e o apelo à união entre povos.

J.K Rowling porque os livros do Harry Potter acompanharam-me durante toda a minha adolescência e foi através deles que descobri o gosto pela leitura.

Sarah Addison Allen pela sua doce diferença.

-Eu recomendo:

Livros da Sarah Addison Allen, Expiação de Ian McEwan, Nunca me esqueças de Lesley Pearce, O Leitor de Bernhard Schlink e Marley & Eu de John Grogan.Para mim é muito díficil recomendar livros porque todas as pessoas são diferentes e os seus gostos são muito diversificados. Por isso, leiam não importa o quê, leiam simplesmente.

- Não recomendo:

Como sou muito picuinhas na altura de escolher um livro para ler ainda não tive nenhuma grande desilusão literária, por isso não tenho nenhum a indicar. Mas claro que pode haver livros que li que para alguns possam ser horríveis. É tudo uma questão de apreciações.

-E eu passo este selo das perguntas para:

...viajar pela leitura...

A Magia das Palavras

10 comentários:

  1. Deu-me muito gosto ler as tuas respostas! :) Amin Maalouf?! ui... Nunca li nada deste autor, mas é um dos preferidos da minha irmã que tem todos os seus livros, inclusive o autografo do autor! Não li "Os Maias" nem o de Camilo. ;-) Experimenta "O toque de Midas" de Colleen McCullough, não te vais arrepender! ;-)
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Apesar de o ter na estante, não li "Chocolate" porque já tinha visto o filme, conhecia a história e também porque as opiniões que ouvi sobre ele não eram muito positivas. "Os Sapatos de ebuçado" são sem dúvida alguma um livro excelente! :D

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo selo, Jojo!
    Gostei. Thank's ;)

    Obrigata, também, por passar no meu blog :) fico feliz de ter sempre Maniakos novos no meu blog rs

    Beijo
    Vinha.

    ResponderEliminar
  4. Olá flicka!
    Obrigada pela dica do Toque de Midas de Colleen McCullough. Tive a ver o comentário que fizeste sobre ele no teu blog e fiquei muito entusiasmada. Será uma das minhas próximas compras. E mais uma vez obrigada pelo selinho.

    ResponderEliminar
  5. Beatriz,
    eu também cheguei a ver o filme Chocolate, curiosamente antes de ler o livro.Tenho por hábito primeiro ler o livro e depois ver o filme. Neste caso, gosto mais do filme do que o livro. E realmente os Sapatos de Rebuçado são melhores do que o Chocolate.

    Bjokinha***

    ResponderEliminar
  6. Olá

    Adorei o miminho, muito obrigada.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. oooh! Muito obrigado pelo selinho!!!

    Beijinho **


    (também deixei um selinho para ti, passa no meu blog)

    ResponderEliminar