domingo, 11 de outubro de 2009

O Senhor das Sombras de G.P Taylor


O Senhor das Sombras" é o novo'thriller' épico-fantástico que está a agitar os meios literários em todo o mundo. A carreira desta obra tem tanto de assombroso como de fulgurante: a sua primeiríssima edição foi restrita e paga pelo autor pelos seus próprios meios. Rapidamente, contudo, os seus primeiros leitores passaram entusiasticamente palavra a outros leitores até que a editora Faber o descobriu e o catapultou meteoricamente para uma permanência de 15 semanas consecutivas no lugar cimeiro dos tops britânicos. É já conhecido como o mais sério concorrente de Harry Potter, e foi concebido com o intuito de introduzir «maus» verdadeiramente assustadores na literatura juvenil. O certo é que a adesão dos leitores mais jovens foi imensa e não ficou atrás do entusiasmo que o livro despertou nos adultos. A história passa-se na Inglaterra setecentista, nas minas do Yorkshire, um ambiente soturno e tão agreste como a própria Natureza. Aí dominam os que não têm escrúpulos e, acima de todos, Obadiah Demurral, padre corrupto e cruel que não olha a meios para atingir os seus fins. Iniciado nas artes da magia negra, serve-se da sua capacidade de convocar os mortos e seres das sombras para alcançar o maior poder do Universo, colocando-se no lugar de Deus. Como opositores tem apenas três adolescentes, dois órfãos deserdados pela crueldade do Senhor das Sombras, e Raphah, um jovem africano, guardião de um tesouro sagrado que o mago cobiça. Combatem-no com a força da generosidade, cientes de que além do Mal existe um poder maior…Este romance introduz-nos num mundo onde a superstição e a magia negra são forças avassaladoras, mas em que existe uma forte componente redentora. O colorido do imaginário anglo-saxónico, numa atmosfera de inspiração bíblica, e um certo toque realista, são o contraponto que prende a atenção e confere consistência à narrativa.
A MINHA OPINIÃO:
Às vezes, gosto de mudar radicalmente de género literário. E um género que adoro é a fantasia. Depois de alguns romances, optei por ler este livro. Obadiah Demurral é um padre corrupto que se rege pela sede de poder supremo. Para o conseguir, este amante das artes negras precisa juntar os dois Keruvim. Mas, um dos Keruvim vai parar às mãos de Raphah. Este jovem e dois amigos adolescentes, Thomas e Kate serão os únicos opositores à crueldade e ganância de Demurral. Tem um ritmo empolgante que o torna viciante. Não há tempo para respirar! O que eu mais gostei foram as subtis inspirações biblícas que o escritor introduz. Por exemplo, Pyratheon é um ser que se for libertado, a luz desaparecerá da terra. Ao ler isto, lembrei-me do Apocalipse. Outra personagem igualmente intrigante é Raphael, um guardião da luz. Um anjo, a meu ver. Apreciei bastante porque havia momentos em que o autor com a inclusão de magia negra, superstição e redenção fez com que eu estabelecesse paralelos com uma das minhas séries favoritas, Sobrenatural ( Supernatural, no original).

10 comentários:

  1. Olá Jojo:)
    Já vi que também és membro do site Segredo dos livros, quando vi o teu nome acho que sorri como se tivesses a ver-me.:)(Sou msm maluca)
    Eu Lá sou a pmix33, quis mudar para Patricia mas já não dá, consegui foi mudar a imagem a mesma que uso no blog.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá MPatricia!
    Também és membro? Que engraçado.É um site muito bom.

    ResponderEliminar
  4. Olá Jojo
    Também adoro dar uma "radicalizada" no género literário ^^
    Gostei dessa capa, sou apaixonada por fantasia!
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Jojo, amiga. Realmente li este livro quando andava por aí a febre o Harry Potter, e dizia-se ser um concorrente à altura. (Não sei se vais ler a continuação do livro.) No entanto, gostei mas achei que não era de perto o Harry (o primeiro marca sempre e o Harry foi o primeiro a chegar). Adorei a força e coragem do rapaz, mas como te digo, o Potter por aquilo que representou lê-lo naquela altura, e este como concorrente não me convenceu e nem sequer comprei os livros seguintes.
    Ficam para um dia destes quando a Nora e os outros deixarem de escrever, lol.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. também ém membro do site Segredo dos Livros? he he e a Patrícia também? hihi que giro adoro esse site eu também estou inscrita como moreira_tc, podes ver lá no post sobre sobrenatural, que também é a minha série favorita xD

    obrigada pela sugestão parece super interessante!
    Mas porque é que uma pessoa é viciada mas porquê??? (vá até gosto deste vício xD) mais um para a minha "enorme" listinha...

    bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. Olá Tatiana!
    Também é membro? Hoje houve aqui uma reunião...:p
    O post que dizes da série, eu acho que respondi.

    ResponderEliminar
  8. Oi, Jojo!!

    Finalmente vou poder retribuir todo a carinho que vc tem por mim e pelo meu blog!

    Tem um selinho lá pra vc!!

    bjs!

    ResponderEliminar
  9. Olá Jojo, não consegui resistir e voltei ao seu blog para ler mais, com certeza merece ser seguido, já estou te acompanhando daqui. Abraços Linus

    ResponderEliminar
  10. Oi!...

    Catarina,
    nem sequer sabia que havia continuação do livro. Tenho outro livro dele cá em casa mas pela sinopse não têm nada a ver com este. Sinceramente, não percebo porque as pessoas insistem em comparar algum livro com o Harry Potter. Raio das editoras! Harry Potter só há um!...

    Linus,
    bem-vindo!

    ResponderEliminar