sábado, 5 de dezembro de 2009

A Mecânica do Coração de Mathias Malzieu



Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo - um relógio de madeira - no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma contrapartida: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e zela pelo seu mecanismo, avisa: «O amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração - o mecânico e o verdadeiro - de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade. Um conto de fadas para adultos, ao estilo de Tim Burton ou Lewis Carroll.

A MINHA OPINIÃO:

Poeticamente surreal!... Adorei este pequeno livrinho!... Todas as personagens são bizarramente encantadoras. Fazem mesmo lembrar as criações de Tim Burton. Todavia, Malzieu é inovador e não cai no erro do plágio. Jack, Madeleine, Miss Acácia, Méliès povoam as páginas deste livro e são capazes de exalar drama, comédia e um irrealismo real.

Jack nasceu na mais fria noite noite do ano. O seu coraçãozinho congelou e a parteira, Madeleine colocou um relógio de madeira para que este pudesse sobreviver. Acompanhei este acontecimento através dos olhos do próprio Jack que me contou o seu nascimento.Estranho mas, muito original. Por força das circunstâncias, Madeleine torna-se na mãe adoptiva do pequeno. Assim, Jack cresce rodeado por uma parteira a quem chamam feiticeira, por um sem-abrigo com uma coluna de metal e por duas prostitutas que já usufruiram dos cuidados de Madeleine. Uma tem um olho de vidro da cor do arco-íris e a outra tem uma prótese de acaju. Todos diferentes mas iguais. No seu primeiro dia na cidade, Jack avista uma pequena cantora e apaixona-se à primeira vista. Porém, segundo Madeleine, o amor pode ser perigoso para o seu frágil coraçãozinho. Em busca do seu verdadeiro amor, Jack lançar-se-á numa viagem onde conhecerá Méliès, outra personagem peculiar. Mas será que o seu coração de madeira consegue suportar a imensidão da paixão? Paixão essa que alimenta o seu coração verdadeiro? É uma estória fascinante de uma beleza exótica!

Virei cada página freneticamente. Uma escrita poética e ternurenta rica em imaginação que nos contagia com a magia do impossível.

PS: Obrigada ao Páginas Desfolhadas pela criação de passatempos onde podemos ganhar livros como este!

10 comentários:

  1. ui, deve de ser giro!
    o Jack tem um coração de madeira? xD
    fiquei curiosa!

    ResponderEliminar
  2. este já está na wishlist desdeque saiu a capa e sinopse são lindas estou sempre a observá-lo nas livrarias *stalker* :):)

    jinhos e bom sábado

    ResponderEliminar
  3. Um coração de madeira; o mágico de Oz, Pinochio do Lorenzini ... Me lembrei de muitas coisas, o livro parece ser ótimo; e lá vai para minha lista de leituras.

    Abraços Marco

    ResponderEliminar
  4. Este vai já para a minha lista:)
    Tenho um selo no meu blog para ti, sei que já o recebeste, mas tens de estar sempre nos meus selinhos.
    bjinhos:)))

    ResponderEliminar
  5. deve ser um livro muito bom para ler! tens mais selinhos no meu blog... o que posso fazer? é (quase) natal e os presentinhos começam a aparecer!

    ResponderEliminar
  6. Olá Jojo!

    Deixaste-me curiosa com a tua opinião...

    bjinhs

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos!

    Tatiana,
    O Jack tem um relógio de madeira que ajuda o seu coração a bater.

    Tinkerbell,
    eu também andava de olho nele desde que saiu. Tive a sorte de o ganhar num passatempo. Eu também transformo-me numa stalker aos livros que quero!:P
    A mulherzinha da livraria deve pensar que eu sou maluca. Sempre que vou lá, passo uns bons minutos a folhear e a ver livros.

    Marco A,
    Bem-vindo aos meus Devaneios!
    É realmente um livro mágico que manda a lógica ao ar!

    MPatricia,
    obrigada:).

    Landsbook,
    Obrigada:)

    B.
    se tiveres um tempinho, pega no livrinho não te vais arrepender!

    Bjinhos a todos!

    ResponderEliminar
  8. Este livro parece delicioso, vou inclui-lo na minha lista :-)

    ResponderEliminar
  9. Eu quero este livro! :)
    Esta é mais uma boa crítica ao livro que li e além disso eu adoro o mundo do Tim Burton!

    ResponderEliminar
  10. Isto não vale!! Sempre a dar-me vontade de comprar mais livros:D

    ResponderEliminar