terça-feira, 23 de março de 2010

A Muralha de Gelo-As Crónicas de Gelo e Fogo II-de George R.R. Martin

A sinopse contém spoilers!!! Quem ainda leu, avance para a opinião!


O segundo volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, a melhor série de fantasia da actualidade.
Eddard Stark só aceitou o prestigiado cargo de Mão do Rei para proteger o rei... ou não suspeitasse que o anterior detentor desse título fora mandado assassinar pela rainha. Mas agora Eddard tem a certeza que foi ela. E também sabe a razão: a rainha tem um segredo escabroso que pode levar à queda da dinastia e mesmo à guerra civil!

E como se a conspiração palaciana não bastasse, tudo piora quando o rei Robert Baratheon é ferido mortalmente por um animal numa caçada. Mas a Mão do Rei já desconfia de tudo: terá sido mesmo um animal... ou o trabalho de mais um assassino da rainha? Um homem honrado e justo, Eddard Stark começa a temer ser derrotado pelo ninho de víboras que é a Corte e a Casa Lannister.

Mas a ameaça de guerra civil não é a pior sombra que paira no ar. No norte, para lá da muralha de gelo, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E ainda mais longe, a última herdeira dos Targaryen prepara-se para invadir os Sete Reinos com o maior exército alguma vez visto... e com o auxílio de dragões!
.
A MINHA OPINIÃO:
.
Este livro à semelhança do anterior da saga é mais uma leitura intensa e absorvente. É incrível o ritmo que George R.R. Martin impõe!!!Chega a ser angustiante, o virar de cada página porque é quase impossível sair de Sete Reinos! A história prendeu-me, as personagens arrebataram-me e mais uma vez, deliciei-me a escrita e a complexidade do autor.
Apesar do grande número de Casas, de reis, de príncipes e princesas, lendas, castelos e fortalezas, lemas e bandeiras nunca me perdi. A trama adensa-se e eu como leitora estou cada vez mais fascinada e viciada.
É um livro que me fez amar e odiar o escritor. Amá-lo por ser magnífico e fantástico e odiá-lo por ser leviano com os participantes desta enorme história. Esta dualidade origina uma imprevisilidade de acontecimentos imparável. Ainda estou a recuperar de uma crueldade que George R.R. Martin fez a uma das minhas personagens favoritas... Estes sentimentos contraditórios são o que tornam a saga tão boa...é sofrimento, é entusiasmo, é mistério, é brilhante!!!
.
7/7- OBRA-PRIMA

4 comentários:

  1. Que bom é ler comentários de quem descobriu Martin há pouco tempo e já se apaixonou pela sua escrita... :) Espero que vivas com entusiasmo a descoberta dos próximos volumes, de preferência num futuro próximo :D

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Ai, ai, com opiniões destas, acho que tenho de me dedicar mesmo à Fantasia em breve ;)
    Tenho ali 5 ou 6 volumes destas crónicas mas ainda estou à espera do momento oportuno para lhes pegar... Pelos vistos, tenho de pensar nisso para breve ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Posso dar um conselho?
    Ler com urgência o livro "Titus", de Mervyn Peake, uma das obras de fantasia mais belas e mais intrigantes que eu li.

    Bij grandes,

    Sandra Costa

    ResponderEliminar
  4. Olá:)...

    tiago,
    estou extasiada com esta saga e sim, espero ler os restantes volumes num futuro próximo. Tenho cá em casa o terceiro, só estou à espera de adquirir o quarto para inciar a sua leitura.

    Lígia,
    tens mesmo de tirar um tempinho e dedicar a esta saga. É muito boa!
    Quanto a parte da Fantasia, os primeiros volumes são "low" nela. Ela está presente mas de forma subtil.

    Sandra,
    Vou tomar nota. Vi esse livro num pack com um dos volumes das Crónicas de Fogo e Gelo. Humm... acho que vou aproveitar a boleia.

    Bjinhos a todos*

    ResponderEliminar