quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jardim dos Segredos de Kate Morton


Em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália, com apenas uma malinha branca contendo um livro de obscuros contos infantis. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto.
Um século depois, acompanhamos Cassandra na sua tentativa de resolver o mistério de uma pequena criança perdida. Um dos instrumentos que favorecem essa procura é um livro de obscuros contos infantis do início do séc. XX, três dos quais, de uma prosa belíssima, aparecem ao longo do próprio texto. Aparentemente, a autora destas histórias, Eliza Makepeace, será a chave para Cassandra finalmente recuperar a verdade sobre a origem da sua família.

A MINHA OPINIÃO:

Jardim dos Segredos é um livro belíssimo! Kate Morton é exímia a contar a história de três mulheres separadas pelo oceano, pelo espaço e pelo tempo. Interligar a vida de Eliza, Nell e Cassandra poderia revelar-se num desastre mas, a escritora é brilhante e encadeia os acontecimentos de forma harmoniosa criando uma ligação irresistível com o leitor. Ao longo das suas quase 500 páginas eu, leitora ávida, fui juntando as peças deste magnífico puzzle. Puzzle que corresponde ao enigma que paira sobre as páginas do livro: a origem de Nell. Nell era uma menina de quatro anos quando foi encontrada num porto da Austrália sozinha e com uma pequena mala. Adoptada por Lil e Hugh, ela cresce desconhecendo o seu passado. Anos depois, Cassandra, a sua neta, herda uma casa na Inglaterra e uma mala branca com um livro de contos de fadas no seu interior. Sem saber, Cass irá ao encontro do mistério da pequena criança abandonada num navio a caminho da Austrália. O livro de contos de fadas é da autoria de Eliza Makepeace. Eliza, a mulher indomável, que desafiou os parâmetros da sociedade vitoriana com sua rebeldia. Das três mulheres, Eliza foi a que mais me cativou. Desde o princípio, ela exerceu um magnetismo inelutável o que me obrigou a virar as páginas desenfreadamente. Contudo, esta obrigatoriedade é pura delícia!...No livro, também encontrei os contos de fadas de Eliza que me fez revisitar a infância em que me perdia em bosques encantados habitados pelas fadas e pela beleza do sonho. Apesar deste vislumbre enfeitiçante que as histórias de Eliza incutem, por entre as suas linhas algo se esconde. A matéria prima que molda o ser humano. As suas ilusões, paixões, ambições e as suas desilusões. É um livro fascinante com histórias maravilhosas notavelmente conectadas resolvendo o mistério da origem de Nell.

6/7- EXCELENTE

5 comentários:

  1. Eu quero muito ler este livro. A tua crítica aumentou mais o meu desejo. Também tenho curiosidade em relação ao outro livro da autora - 'O Segredo da Casa de Riverton'.

    ResponderEliminar
  2. A capa é linda!!! E ele parece ser mesmo muitoo bom, haaaa eu quero ler também =D
    Beijos!

    Cel,
    www.umjanelasecreta.com

    ResponderEliminar
  3. Com essa opinião..... mais um para comprar

    Beijinhos
    Bookmaniacas

    ResponderEliminar
  4. Estive com este livro na mão esta semana..achei a capa belíssima,a e tive um bocado de receio que a história não fosse tão boa como a capa..pelos vistos estava enganada..mais um para a lista de compras :D

    Já agora..mandei-te um email ontem..podias dar uma olhadela? :P

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Acabei de caçar a tua opinião, já está no meu blog! ;o) Está excelente. Tens que ler "o segredo da casa de reverton", também é muito bom! Beijinhos

    ResponderEliminar