quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Rapaz de Olhos Azuis de Joanne Harris

Ele conhece-a há uma eternidade e, contudo, ela nunca o viu. É como se fosse invisível para a mulher que ama. Mas ele vê-a a ela: o cabelo; a boca; o rosto pequeno e pálido; o casaco vermelho-vivo na neblina matinal, como algo saído de um conto de fadas. Até agora, ele nunca se apaixonou. Assusta-o um pouco: a intensidade dessa emoção, a maneira como o rosto dela se intromete nos seus pensamentos, a maneira como os seus dedos traçam o nome dela, a maneira como tudo, de algum modo, conspira para que ela nunca lhe saia da cabeça… Ela não sabe de nada, claro. Tem um ar muito inocente, com o seu casaco vermelho e o seu cesto. Mas por vezes os maus não se vestem de preto e por vezes uma menina perdida na floresta é bem capaz de fazer frente ao lobo mau…


A MINHA OPINIÃO:


O Rapaz de Olhos de Azuis é um livro, no mínimo, intrigante! Os outros títulos de Joanne Harris que li, Chocolate e Sapatos de Rebuçado, foram leituras cheias de sabor, este é uma obra povoada pela cor. É típico desta autora apelar aos sentidos dos leitores. Depois, o modo como a história contada é totalmente inovador: através de um Webjournal, onde o protagonista coloca a sua verdade ou quem sabe, a sua ficção. B.B, ou blueeyedboy é uma personagem fascinante e complexa que inspira compaixão e, ao mesmo tempo, repulsa. Na internet podemos ser o que não somos. Online, ele conta os seus homicídios perfeitos. É confiante e dono do seu destino. Será realidade? Será ficcção? Será ele o assassino? Albertine, também foge à realidade e refugia-se na rede. Os dois cruzam-se e partilham um passado comum. Contudo, neste thriller tudo é inesperado e nada é certo, ao não ser o azul. O Azul, a cor que o personagem principal adula e a tonalidade suprema do livro. Às vezes, o Azul é tanto que chega a ser irritante. Todavia, é uma narrativa estimulante e o final dá uma reviravolta apoteótica! Daquelas que deixa o leitor boquiaberto! Adorei conhecer este novo registo de Joanne Harris! Mais negro ( ou mais azul!), manipulador e calculista mas, sempre muito misterioso.


5/7- MUITO BOM

2 comentários:

  1. Ja li, nao gostei e nao entendi nadinha. Não consegui perceber se ele cometia mesmo os homicidios ou se era tudo imaginaçao. *

    ResponderEliminar
  2. Eu li e adorei!!

    Parecia que eu estava algures na mente de B.B enquanto ele escrevia *.*

    é bom encontrar uma critica positiva deste livro

    ResponderEliminar