sábado, 29 de maio de 2010

Para a minha irmã de Jodi Picoult



Os Fitzgerald são uma família como tantas outras e têm dois filhos, Jesse e Kate. Quando Kate chega aos dois anos de idade é-lhe diagnosticada uma forma grave de leucemia. Os pais resolvem então ter outro bebé, Anna, geneticamente seleccionada para ser uma dadora perfeitamente compatível para a irmã. Desde o nascimento até à adolescência, Anna tem de sofrer inúmeros tratamentos médicos, invasivos e perigosos, para fornecer sangue, medula óssea e outros tecidos para salvar a vida da irmã mais velha. Toda a família sofre com a doença de Kate. Agora, ela precisa de um rim e Anna resolve instaurar um processo legal para requerer a emancipação médica - ela quer ter direito a tomar decisões sobre o seu próprio corpo.
Sara, a mãe, é advogada e resolve representar a filha mais velha neste julgamento. Em Para a Minha Irmã muitas questões complexas são levantadas: Anna tem obrigação de arriscar a própria vida para salvar a irmã? Os pais têm o direito de tomar decisões quanto ao papel de dadora de Anna? Conseguimos distinguir a ténue fronteira entre o que é legal e o que é ético nesta situação? A narrativa muda de personagem para personagem de modo que o leitor pode escutar as vozes dos diferentes membros da família, assim como do advogado e da tutora ad litem, destacada pelo tribunal para representar Anna.

A MINHA OPINIÃO:

Para a minha irmã é um livro emocionante e eticamente pensante!Foi o primeiro livro de Jodi Picoult que li e não será certamente o último. Indaga-nos e confronta-nos com as razões que todass as personagens apresentam para continuar a sua luta, seja ela qual for. A mãe que tenta manter a filha gravemente doente, viva; o pai dividido pelo seu amor marital e parental; o filho problemático que procura sentido para a vida , consequência do défice de afectividade parental; a filha que padece de leucemia e que para seu desespero concentra toda a atenção dos pais; e a filha mais nova, geneticamente criada para salvar a vida da irmã, que almeja a sua emancipação médica. As diferentes perspectivas são enunciadas num capítulo dedicado a cada um dos intervinientes. O meu coração de leitora balançou. Se por um lado, me identifiquei com Anna, a filha mais nova por outro sofri com Sara e Brian, os pais. O advogado de Anna, Campbell é também uma personagem fantástica que com a sua súbita vulnerabilidade me conquistou. Uma história profunda, bem delineada e para mim peca por se alongar demasiado em alguns capítulos. Porém, não deixa de ser um livro muito bom que espelha a dubiedade de opiniões perante um caso tão complexo.

(Spoilers) O final do livro é totalmente e inacreditavemente inesperado! Anna porquê?...

5/7-MUITO BOM

TRAILER DO FILME:

video

domingo, 23 de maio de 2010

Selinhos:):)...










Regressei ao meu Cantinho depois de uma semana fatigante e encontrei muitos miminhos!Obrigada Laelany , Marta , A e B pelas prendinhas! Vou retribuir e vou dá-lo as seguintes blogs:
Homem do Leme- Conta-me histórias
Patrícia-Entre Páginas
PallasAthena-Livreo
Maria João-Livros ao Vento

Convite...Mistério em Connesville



A Escola Superior de Educação de Torres Novas vem, por este meio, convidar V. Exas. a estarem presentes na apresentação da obra MISTÉRIO EM CONNESVILLE de Beatriz Barroca.
Esta obra foi escrita durante o Verão de 2009, motivada pelo fascínio que a autora sentiu pela atmosfera enigmática daquela zona dos Estados Unidos da América.
O Mistério em Connellsville torna realidade “O Sonho de escrever um livro…”.
Esta sessão pretende divulgar uma jovem escritora, aluna do 11º Ano do Curso de Línguas e Humanidades na Escola Secundária de Santa Maria do Olival, dinamizada pela turma do 2ºAno do Curso de Licenciatura em Educação Básica.
A sessão terá lugar no dia 26 de Maio de 2010, pelas 11h00 no anfiteatro da Escola Superior de Educação de Torres Novas.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Prendinhas livrescas!...

No mês passado completei 22 primaveras. E posso dizer que foi um aniversário recheado em surpresas. Recebi muito mais livros do que estava à espera uma vez que, como já li muitos, os meus amigos e família ficam sempre na incerteza relativamente a um ou outro título.

Aqui estão eles: os novos habitantes da minha estante!

O Quarto Arcano de Florencia Bonelli- A primeira parte de dois livros que promete ser uma excelente leitura a avaliar pelas críticas entusiastas que já vi.
.
Sob um Céu de Mármore Branco de John Shors- Um livro que persegui durante muito tempo sem sucesso. Mas ele surgiu em forma de presente. Promete ser uma viagem intrigante à Índia do Taj Mahal.
.
Crónica do Rei Poeta Al-Mu'Tamid de Ana Cristina Silva- Este não foi uma prenda propriamente dita. Ganhei-o num passatempo num dia a seguir aos meus anos.:) Uma leitura que vai concerteza me surpreender.
.
O Toque de Midas de Colleen McCullough- Livro de uma autora que adoro! Escreveu um dos meus livros favoritos de sempre: Pássaros Feridos.
.
A Papisa Joana de Donna Woolfolk Cross-Esta leitura não irá ser inédita. Já o li há alguns anos mas, como não era meu e devido à falta de tempo não consegui lê-lo todo e condignamente.
.
O Despertar da Magia de George R.R: Martin- O que dizer de um dos melhores escritores fantásticos que já encontrei...É uma saga que eu adoro e continuarei a acompanhar sem hesitar.
.
A Trilogia de Sevenwaters de Juliet Marilier- Mais uma escritora que adoro e será um deleite voltar mergulhar nas suas páginas. Marilier é extraordinária. Li as Crónicas de Bridei o ano passado e fiquei fascinada. Espero que aconteça o mesmo com esta Trilogia.


E vocês já leram alguns destes livros? O que acharam? Bjokas a todos!

Jojo

domingo, 2 de maio de 2010

Feliz Dia para todas as Mães!...



Mãe...
Nos teus olhos eu vejo a tua segurança,
vejo os dias em que ao colo me pegavas
os teus braços são a Fortaleza da minha infância.
Mãe...
Nos teus olhos eu vejo o teu sacrifício,
vejo os dias em que arduamente trabalhavas
as tuas mãos cansadas são o símbolo do teu Esforço.
Mãe...
Nos teus olhos eu vejo a tua determinação,
vejo os dias em que pelo meu futuro lutavas
as tuas pegadas indicam o Caminho a seguir.
Mãe...
Nos teus olhos eu vejo a tua ternura,
vejo os dias em que me consolavas
o teu sorriso é a Alegria na minha tristeza.
Mãe...
Nos teus olhos eu vejo o teu amor,
vejo os dias em que me abraçavas
o teu coração é o laço que fermenta a União.
Mãe...
Nos teus olhos eu vejo a tua esperança,
o teu carinho,
a tua força de vontade,
a tua bondade,
a tua paciência,
a tua generosidade e dedicação.
Mãe...
Nos meus olhos verás a minha gratidão,
o meu amor,
a minha ternura,
o carinho que sinto por ti.
Mãe ...
Já não tenho palavras para descrever
o quão maravilhoso é teu ser !!!

Jojo

PS: A minha mãe é a melhor de todas!;)