quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Senhores da Noite de Juliette Benzoni

CASANOVA, CARTOUCHE, CAGLIOSTRO, três personagens lendárias do século XVIII, conheceram destinos paralelos em vários aspectos. Dois deles nasceram em Itália, e o terceiro, Cartouche, viu pela primeira vez a luz do dia em Paris, mas viria a ser conhecido em toda a França. O Sedutor, o Salteador, e o Mago inscreveram os seus nomes na História, com vidas plenas de aventura, aparadoxalmente naquele que viria a ser conhecido como o século das Luzes.
É sobre estas três figuras romanescas que Juliette Benzoni escreve, em narrativas biográficas plenas de mistério e aventuras.

A MINHA OPINIÃO:

Comecei a ler Os Senhores da Noite com muita curiosidade, Juliette Benzoni é um nome bastante célebre e eu nunca tinha lido nada da escritora pelo que, esperava uma leitura prodigiosa. As minhas expectativas foram parcialmente defraudadas. É um livro que se lê facilmente com a escrita de Benzoni a facilitar uma leitura fugaz. Todavia, as personagens não me atraíram muito. Quem conheci primeiro foi Casanova e a sua personalidade leviana e unilateral é um fastio! E pior são as mulheres que ele seduz, umas atrás de outras como se fossem autómatos, sem carácter nenhum.Chamem-me feminista, implicativa ou que quiserem, a verdade que, após umas páginas disto, já sabia o que esperar nos capítulos seguintes. Cartouche ainda avivou o meu interesse contudo, foi Cagliostro e a sua alquimia que funcionaram como um íman. Durante a sua história tive um vislumbre do que Juliette Benzoni é capaz de fazer: descrições fabulosas aliadas a um mistério subtil altamente acirrante! Este livro é bom aperitivo mas, suspeito que o verdadeiro banquete está numa das muitas aclamadas séries da escritora...

3/7- RAZOÁVEL

PS:Obrigada Segredo dos Livros!


3 comentários:

  1. nunca li nada da autora, e parece que esse não é O livro neh??? Quem sabe leia outro livro dela, quando tiver uma oportunidade.

    ResponderEliminar
  2. É curioso, sempre ouvi falar muito bem desta autora. Penso que vou começar por outro, que não este :)

    ResponderEliminar
  3. Kézia,
    este não é mesmo o melhor para começar.

    djamb,
    aconselho outro que não este como a série Catarina que dizem ser das melhores.

    beijinhos*

    ResponderEliminar