terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Festim dos Corvos (Crónicas de Gelo e de Fogo VI) de George R.R Martin


ESTA SINOPSE CONTÉM SPOILERS. QUEM NÃO OS DESEJAR AVANCE PARA A OPINIÃO:
«Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crónicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores.Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos.
Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo...»

A MINHA OPINIÃO:

O Festim dos Corvos tem a tarefa quase impossível de ser o escolhido para seguir o fenomenal A Glória dos Traidores de As Crónicas de Gelo e Fogo. A Glória dos Traidores foi brutal, cruel e radical sendo que, muitos intervenientes mostraram aqui a sua verdadeira face. A escalada de eventos e acontecimentos chocantes marcaram o fim de uma era em Westeros e agora é tempo de reunir hostes e enveredar por novos caminhos. Assim, O Festim dos Corvos é o rescaldo, "o lamber das feridas"... Surgem novos personagens, novos cenários e aqueles que aprendemos a amar ao longo dos volumes anteriores são confrontados com novas decisões e novos desafios. Há capítulos dedicados a personagens que nunca tiveram a sua voz. Só os conhecia através dos outros jogadores. Cersei Lannister é das que mais se destaca. Os seus irmãos Jaime e Tyrion são dos meus favoritos por razões óbvias para quem leu os livros e ansiava que Cersei tivesse capítulos só dela. Será que ela consegue igualar os seus irmãos? Tyrion rouba qualquer cena em que se encontra devido ao seu carisma, inteligência e humor mordaz. Com o Jaime tenho uma relação intrigante de amor/ódio. Ainda não o perdoei por causa de algumas das suas acções nos primeiros volumes mas, a sua jornada inesperada para redenção e o seu sentido de honra muito peculiar cativaram-me. Cersei tem o talento de atrair atenção como os restantes Lannisters porém, é de uma forma distinta. A sua perfídia é lendária e ela até é astuta o suficiente para manobrar os peões e chegar ao poder contudo, falta-lhe o discernimento para o manter. Se eu achava que os Lannisters tinham uma dinâmica familiar que é no mínimo interessante, o que dizer das novas casas que o escritor desenvolve neste volume, os Martell e os Greyjoy? Uma palavra: fujam!!! Entre os homens de ferro das ilhas e as Serpentes de Areia de Dorne recuso-me a escolher qual é o mais letal! George R.R. Martin cria mais uma vez personagens fortes que mexem com os nossos sentimentos e alarga mais uma vez os seus horizontes. Neste livro, são realçadas as mulheres. Cersei, Arianne Martell e as suas primas, Arya Stark, Asha Greyjoy e Brienne de Tarth são um bom exemplo de como um homem consegue escrever mulheres destemidas e credíveis. O Festim dos Corvos pode não atingir a grandeza chocante do anterior todavia, é mais uma beleza de George R.R. Martin. Não tem tantas reviravoltas e acção mas, apresenta uma nova panóplia de personagens fascinantes que irão fincar o pé às restantes casas. Claro que senti saudades de Tyrion, Daenerys e Jon Snow e espero reencontrá-los nos próximos volumes porém, a imaginação do autor é impressionante e  continua a arrebatar-me mesmo sem os velhos protagonistas. Mais uma obra gigante de George R.R. Martin e imperdível para os fãs da saga!  E se me dão licença vou zarpar daqui, o barco para O Mar de Ferro parte daqui a momentos e não quero perdê-lo por nada...

6/7- EXCELENTE

2 comentários:

  1. Ois,

    É isso mesmo Jojo resumiste muito bem o objetivo do livro e não podia ser feito de outra maneira até para dar consistência ao enredo. Seria necessário tanto ? provavelmente não, mas era algo necessário. Alem de que o alargar do enredo a Dorne e às Ilhas de Ferro é um mais valia sem duvidas. E prepara-te pois o Mar de Ferro tem outro ritmo, Jaime ainda te vai surpreender com uma ação....Só tenho pena que não tenhas sentido saudades do Bran, acredita que quando leres todos os livros será a única peça que está devidamente posicionada no tabuleiro, isto é já está onde deve estar mas ainda tens muito pela frente até lá. Gostei de ler ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha:)
    Gostei muito deste Festim apesar de como disse ter outro ritmo. Quanto ao Bran também senti falta dele. Acho que não é por acaso que o seu lobo é Verão:)

    ResponderEliminar