quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tim de Colleen McCullough

Mary Horton, solteira na casa dos quarenta, rica, solitária, simples, acredita que não precisa de amor nem de amizade, satisfazendo-se com a sua confortável casa, o seu jardim, com o seu Bentley e a casa de praia que comprou com o fruto do seu trabalho e dos investimentos realizados, com os livros que lê e a música que ouve sozinha.
Tim Melville, vinte e cinco anos, operário, é filho de Ron e Esme Melville, que o receberam como uma dádiva para o seu tardio casamento. Tim tem a beleza e a graça de um deus grego, mas é um simples de espírito, uma criança grande.
No entanto, Ron e Esme, modestos operários australianos, pessoas sensatas e sem ambições, gostam dele pelo que é e preparam-no para trabalhar segundo as suas possibilidades. Tim é um trabalhador insignificante de uma empresa de construção civil, infatigável e esforçado. Dias de trabalho pesado e fins-de-semana passados com o pai num pub e noites tranquilas junto da família, a ver televisão, representavam para Tim toda a sua perspectiva de vida.
Quando Mary encontra Tim e o contrata como jardineiro durante os fins-de-semana, uma ligação muito forte vai nascer entre eles. Mary sente por Tim o mesmo tipo de amor que sentiria pelo filho que nunca teve; Tim, em contrapartida, ensina-lhe a ver o mundo de uma maneira mais simples e optimista, trazendo à sua vida solitária o calor e o afecto que lhe faltavam.

A MINHA OPINIÃO:

Tim foi o primeiro livro publicado por Colleen McCullough. Ela é das minhas autoras predilectas e não havia como fugir à sua leitura. A verdade é que Tim me encantou desde o primeiro instante. A simplicidade a ingenuidade ternurenta do protagonista são refrescantes. Com ele aprendemos a ver o mundo com outros olhos. Às vezes,  estamos tão obnubilados pela confusão e pela inutilidade que a beleza do que nos envolve escapa-nos. Que desperdício! Tim ensina-nos a ser diferentes ou pelo menos a acreditar no que de mais singelo existe no mundo. Apesar de ter sido escrito na década de 70, o livro é muito vanguardista abordando a vida de um homem de aparência deslumbrante mas que, aparentemente ficou para sempre com uma mentalidade de criança. Tim é denominado de "mal-acabado" no livro mas, é em torno dele que todos se aglomeram. É uma personagem completa e complexa e agarra-nos com a sua inocência, com a sua forma peculiar de amar e com seus silêncios que guardam as dúvidas e temores. É ele que invoca os sentimentos mais ternos e mais genuínos em todos. À volta de Tim, Colleen McCullough constrói uma história intensa manuseando com delicadeza os contrastes, as dificuldades e o preconceito de ser diferente. Tim é, apesar das suas limitações mentais, verdadeiramente arrebatador! Mary Horton é, pelo contrário, uma mulher capaz e inteligente porém, está emocionalmente debilitada. Esconde os seus sentimentos atrás de barreiras de pragmatismo e rotina. Os dois aprendem um com o outro. Cada vitória é regozijada e cada fracasso é lamentado pelo leitor. Colleen McCullough é extraordinária porque não escolhe um caminho idílico e perfeito mas sim, um trilho de recuos e avanços como seria na vida real. Esta proximidade que se estabelece entre protagonistas e quem os lê é de tal forma afectuosa que compreendemos cada decisão e a apoiamos incondicionalmente. Tim  é maravilhosamente distinto do que tudo o que já tenha lido. Nada se equipara à doçura da escritora ao tocar nas feridas e à delicadeza com que quebra tabus e ideias pré-concebidas socialmente. É um livro que pode não alcançar o auge da escrita de A Canção de Tróia ou de O Toque de Midas todavia, é absolutamente encantador!

6/7-EXCELENTE

TRAILER DO FILME: 

Tim foi adaptado ao cinema em 1979. Piper Laurie encarnou Mary e um muito jovem Mel Gibson deu vida a Tim Mellville. Como não encontrei uma trailer decente deixo um vídeo da relação de ambos. Contém spoilers!!!


10 comentários:

  1. Tim é de facto um livro encantador e com uma ternura enorme. Um livro que é impossível resistir.
    Não é de facto um livro com a grandiosidade de "O Toque de Midas", mas mesmo assim é impossível ficar indiferente.
    Gostei muito, e tenho pena que os livros de Colleen MCcullough, não estejam todos editados entre nós, espero que a Bertrand reedite todos aqueles que já desapareceram das livrarias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,
      eu tive de fazer uma autêntica caça ao tesouro para encontrar os livros da Colleen que tenho na estante. Agora procuro a saga Roma. Era tão bom que a Bertrand os publicasse mas, devido à conjectura actual tenho pouca esperança.

      Eliminar
  2. É partilho da opinião do Nuno, um livro encantador.

    É a minha escritora preferida não há a menor duvida e fico com mais uma recomendação O Toque de Midas a juntar à Canção de Troia :D

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu partilho da tua preferência Fiacha! A Collen é magnífica mesmo.

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Não é o meu preferido de Colleen MCcullough, mas não posso dizer que não tenha gostado da história de "Tim".
    Não sabia que tinha havido uma adaptação para cinema...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tonsdeazul,
      há esta adaptação que é mais fiel à obra e outra que se chama Mary & Tim.

      Eliminar
  4. Ia jurar que tinha comentado este post! :/
    Não sei se ando a sonhar! :P

    Já te disse que fico muito contente que tenhas gostado? Eu adorei este livro e como sabia que gostavas muito desta autora, estava com esperança que gostasses do Tim. Fico contente que assim tenha sido. A escrita da autora está maravilhosa aqui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, eu também sou uma distraída de primeira:)!
      Eu passei este livro para frente por tua causa e não me arrependi. Adorei-o!

      Eliminar
  5. Eu tenho este livro para ler :) e mais dois desta autora! :) recomendados por ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, eu sou péssima para a carteira das pessoas:p! Só as ponho a comprar livros!
      Fora de brincadeiras, tens de ler esta autora. É simplesmente excelente!

      Eliminar