sábado, 10 de novembro de 2012

Os Homens que Odeiam as Mulheres ( Milenium I) de Stieg Larsson


“O jornalista de economia MIKAEL BLOMKVIST precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro HANS-ERIK WENNERSTÖM e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. HENRIK VANGER, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem LISBETH SALANDER. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.”

A MINHA OPINIÃO:

O género policial sempre foi um pouco renegado para segundo plano nas minhas leituras actuais. Quando era adolescente adorava e devorei os livros de Agatha Christie porém, ao longo dos anos e após algumas desilusões, o meu interesse por este tipo de livros foi esmorecendo. Quando parto para uma viagem literária espero que me surpreenda e não há nada mais decepcionante do que solucionar o mistério nas primeiras páginas. Felizmente, Os Homens que Odeiam as Mulheres não cai neste marasmo. É trepidante, chocante e incrivelmente acirrante! A culpada é Lisbeth Salander. É uma personagem bizarra devido à sua aparência física, ao seu figurino e algumas das suas acções inesperadas porém, no seu âmago está uma mulher inteligente, resiliente e uma história brilhante de superação. Mikael Blomkvist é quem abre o livro contudo, falta-lhe o brilho atractivo de Lisbeth. É um início moroso mas, a introdução da protagonista é comparável a um furacão que transforma a leitura num verdadeiro vendaval de emoções e de acontecimentos sucessivos e intrigantes! E a corrida à resolução de um mistério com quase quarenta anos é lançada... Harriet Vanger desapareceu sem deixar rasto de uma pequena localidade onde todos se conhecem num dia fatídico que Mikael é contratado para esmiuçar. Tudo faria prever que Lisbeth e Mikael jamais teriam química juntos e, confesso que cheguei a temer que o prazer de ler esta obra se desvanecesse todavia, esta suposição revelou-se totalmente falsa. A rapariga desconfiada e socialmente inadequada e o jornalista caído em desgraça são uma dupla irresistível não no sentido romântico mas, na sua excentricidade. Não podiam ser mais diferentes um do outro não obstante, complementam-se como duas faces da mesma moeda. Os dois são claramente o foco principal de Stieg Larsson além da grande interrogação que paira sobre todo o livro: " O que aconteceu a Harriet?". O escritor não aprecia eufemismos! É cru e de uma realidade gráfica impactante! O leitor não é poupado a descrições violentas ou a momentos de verdadeiro terror. À medida que a investigação avançou fui avassalada pela mesma sensação de perseguição que Mikael experimentou e cada célula do corpo protestou perante as injustiças e atrocidades que acometeram Lisbeth. No entanto, as personagens secundárias também são, no mínimo fascinantes. O adjectivo fascinante pode ser aqui conotado positivamente ou negativamente quanto o fundimos com o carácter de cada membro da família Vanger. Resumindo, é uma família disfuncionalmente e oficialmente estrambólica! Porém, bons, maus ou simplesmente malucos, eles com a sua dinâmica familiar peculiar agarram-nos ainda mais às páginas do livro. Stieg Larsson é mestre em fazer-nos suspeitar de tudo, de todos e até das nossas próprias sombras! Ele abre um círculo no primeiro capítulo e fecha-o em beleza no último. Não há nada que fique sem resposta relativamente ao desaparecimento de Harriet. Obviamente, alguns aspectos ficam em aberto para o segundo volume mas, são sobretudo relacionados com Lisbeth e Mikael e eu estou desejosa de os ler. Este é um livro que me fez entrar numa cultura nórdica completamente distinta da minha. Os nomes,os lugares e os costumes difíceis de memorizar foram inicialmente desconcertantes todavia, este obstáculo foi rapidamente debelado assim que o mistério me acenou. Os Homens que Odeiam as Mulheres ( continuo a preferir o título em inglês, The Girl with a Dragon Tattoo) é perturbante, compulsivo e uma tentação para quem prefere embrenhar-se num thriller recheado de acção e adrenalina!

6/7-EXCELENTE

PS: Obrigada N. pela prendinha!

TRAILER DO FILME:

Existem duas adaptações ao cinema, uma sueca e uma americana. Coloco aqui a americana por ser a mais recente datando de 2011. Realizada por David Fincher foi nomeada ao Óscar de Melhor Actriz graças à interpretação de Lisbeth por Rooney Mara.


13 comentários:

  1. Olá Jo!
    Fico tão contente que tenhas gostado deste livrinho. Esta é das minhas trilogias favoritas do género policial! Concordo com o que dizes e gostei imenso da tua opinião! Já vi os filmes suecos e também já vi o primeiro de Hollywood. Prefiro os suecos, até agora! :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa:)
      Obrigada. Ainda não vi os filmes, só algumas cenas mas não és a primeira que me diz que os suecos são melhores:D.

      Beijinho*

      Eliminar
  2. Terminei a trilogia à relativamente pouco tempo. E como já sabes adorei. Sou sempre o último a ler... e ainda bem que já passou de moda! (LOL. É de facto um excelente livro, os policiais evoluiram muito em relação aos "livros de Mistério" de Agatha Cristie, em todos os aspectos.
    Vi a versão americana de "Os homens que odeiam as mulheres" e não gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, eu disse-te que não eras sempre o último a ler. Eu também sofro desse síndrome:)
      Eu ainda não vi dos filmes mas, estou tentada a começar pelos suecos.

      Eliminar
  3. Eu vi apenas o filme, a primeira versão é claro, e foi incrivel, gostei demais do filme, depois olhei a versão de Hollywood e não curti nadinha... agora os livros quero muito ler, mas ainda nao tive tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kézia, eu ainda não consegui ver nenhum dos filmes mas, o livro está mais que aconselhado!

      Eliminar
  4. Ois Jojo,

    Já li a trilogia à algum tempo e realmente é uma trilogia muito boa e que no final vais ficar a suspirar por mais.

    Tenho a certeza que irás gostar dos volumes seguintes ;)

    BJS e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fiacha:)

      Já estou suficientemente curiosa com o resto da trilogia, não precisas de deitar "achas" na fogueira:p! Ainda não tenho os volumes seguintes mas assim que os tiver, vou devorá-los.:)

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Oi Fiacha:)

      Já estou suficientemente curiosa com o resto da trilogia, não precisas de deitar "achas" na fogueira:p! Ainda não tenho os volumes seguintes mas assim que os tiver, vou devorá-los.:)

      Beijinhos*

      Eliminar
    3. Eis até tenho resposta dupla :D, tenho essa sensação sim, mal lhe ponhas as vistas em cima, não vais conseguir parar até acabar ;)

      Eliminar
  5. Eu tenho estes livros para ler, ainda não comecei porque falta-me comprar o segundo. Tal como tu e o Nuno parece que em relação a estas trilogias sou sempre a última a ler lol!

    Espero gostar :)

    Já vi o primeiro filmes, tanto a versão americana como a sueca. Gostei mais da americana pelo simples facto que a actriz é maravilhosa e na minha opinião ter feito um papel simplesmente brutal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra:)
      Eu ainda não vi nenhum mas fazes bem em comprar o segundo primeiro. Eu queroooo muito lê-lo mas, não o tenho ainda.

      Beijinhos*

      Eliminar