segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Devaneios Cinematográficos... The Impossible (2012) de Juan Antonio Bayona


A MINHA OPINIÃO:


Os filmes de grandes tragédias naturais com vulcões prestes a explodir e grandes tornados ao virar da esquina nunca me atraíram muito. Normalmente, o argumento é paupérrimo e é sempre a mesma história com um amor meloso encaixado algures. Nunca mais direi nunca! The Impossible mudou completamente a minha percepção negativa. Baseado numa história verídica, é muito acirrante e incrivelmente comovente. Apesar de ser potencialmente previsível pois, alguém tinha de sobreviver para contar a história, não consegui tirar os olhos do ecrã.  O realizador e os produtores apostaram nas personagens ao invés do espectáculo de efeitos visuais que circunda este género de metragens. Eles estão lá e são brutalíssimos ( a onda do tsunami parece uma imagem documental) porém, são relegados para segundo plano. Ao focar a família que busca a sobrevivência e os seus entes queridos pelo meio dos destroços, o filme ganha humanidade. É emocionalmente visceral e a dor da separação dói-nos tanto quanto as feridas sangrentas e expostas. Os actores adultos são exímios porém, quem me surpreende muito são as crianças. A Naomi Watts e o Ewan McGregor são decentes intérpretes comprovado pelos inúmeros filmes premiados no seus currículos no entanto, Tom Holland, o Lucas, o filho mais velho é formidável! É tão desesperante e tão tocante na composição da sua personagem que me arrepia e arrebata ao ponto de me levar às lágrimas ( e isso não é fácil! ).


O filme peca por não ser mais abrangente. Se por um lado, a atenção centrada nos protagonistas é boa porque permite criar uma grande empatia com eles, não temos muito a noção de como os tailandeses e os habitantes locais sofreram e encararam o desastre natural. Quase não aparecem no ecrã e fez-me alguma confusão. Ainda assim, vale a pena ver este filme e aviso desde de já que o remoinho de mar, árvores, pessoas e restantes destroços é memorável e fez-me pensar seriamente no que faria se estivesse naquela situação horrenda.

TRAILER DO FILME:


6 comentários:

  1. Vou vê-lo hoje a noite :b * obrigado pela "sinopse" :D *

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente à muito que não vou ao cinema, mas este é um dos filmes que quero ver, assim que sair para video. Parece ser espectacular pelo trailer e inesquecível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, eu também não vou muito ao cinema. É uma regalia que não me posso dar ao luxo! Há outras maneiras de dar a volta à questão:p

      Eliminar
  3. Olá.. :) concordo plenamente contigo, e este sem dúvida é daqueles filmes que vale a pena ver. Acho que por ser baseado em factos reais ainda o torna mais comovente, pelo menos para mim foi assim. Eu fui ver ao cinema e era toda a gente ao meu lado a chorar baba e ranho (eu também :P).

    Beijinhos**
    http://myrandomworld10.blogspot.pt

    ResponderEliminar