segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Irmãs de Sangue - Trilogia de Langani I de Barbara & Stephanie Keating


Das autoras do bestseller À Minha Filha em França

Quénia, 1957. Durante a infância, três meninas de meios sociais muito diferentes tornam-se irmãs de sangue: a irlandesa Sarah Mackay, a africânder Hannah van der Beer e a britânica Camilla Broughton Smith juram que nada nem ninguém quebrará o laço que as une. Mas o que o futuro lhes reserva vai pôr à prova os seus sonhos e certezas.
Separadas pela distância e pelas obrigações familiares, as três jovens são atiradas para um mundo de interesses em conflito. Camilla alcança o sucesso como modelo na animada Londres da década de 1960; Sarah Mackay é enviada para a universidade na sua Irlanda natal, uma experiência penosa que apenas fortalece a sua determinação de voltar para África; e a família de Hannah Van der Beer esforça-se para manter a fazenda que os seus antepassados africânderes erigiram na viragem do século. Os seus laços serão constantemente postos à prova e, a par do exotismo de África, a sua amizade será pano de fundo para interesses amorosos cruzados e promessas quebradas.

A MINHA OPINIÃO:

Irmãs de Sangue é uma leitura sensacional! O que a torna tão especial são os sentimentos... A história está pejada deles! São tão humanos e tão orgânicos que rapidamente, nos ligamos às personagens. Não há nada de forçado em Sarah, Hanna e Camilla. Cada uma tem personalidade e passado distintos porém, a amizade que as une é facilmente reconhecível. Os seus caminhos tão diferentes mas, com África como ponto de partida transformam este livro numa leitura apaixonante e absolutamente viciante! O Quénia e todo o continente africano são, por si sós, personagens. As descrições vívidas e sublimes do calor, da cor daquela terra ancestral e da beleza natural são tão reais que as sentimos como nossas.  O amor que as três amigas de sangue, Piet e Anthony nutrem por aquela imensidão de terra é o do leitor. Tudo se funde. Ele deixa de ser um mero espectador e vive com paixão cada minuto e cada sensação que os protagonistas lhe trazem. É uma saga familiar cuja miscelânea de alegria e tragédia é intoxicante ( no bom sentido!). Jamais esperamos as reviravoltas que se adivinham não obstante, choramos e rimos com elas.
É provável que este livro passe muitas vezes, despercebido nas livrarias porque é capaz de ser colocado na categoria " romance de cordel". No entanto, isso é uma total injustiça. É tão mais que isso. Revolve em torno da política e da turbulência social entre o estatuto de colónias, pós-independência, conflito tribal e a descriminação racial. É verdadeiramente arrepiante testemunhar a luta e a sobrevivência dos seus intervenientes. Dentro deste panorama geral, ainda há as pequenas grandes histórias tão genuínas como o amor familiar, o segredo de família perigoso, o primeiro amor, o luto e a superação perante a adversidade. O número de páginas não é relevante pois, é impossível parar ler! A escrita não é rebuscada, é até muito simples, mas no seu âmago encontra-se mais uma vez, o sentimento. É o que conduz o livro... Seja a paixão de Sarah por Piet, a tristeza de Camilla em relação à situação dos pais ou a insegurança de Hannah, esta é uma obra de grandes emoções que já é uma das preferidas de sempre!
Irmãs de Sangue marcou-me profundamente e como há ainda mistérios por desvendar aventuro-me em breve no segundo volume desta trilogia.
6.5/7- EXCELENTE**

8 comentários:

  1. Olá,

    Bem surpreendido com este teu tão bom comentário a elogiar este inicio de saga, deve ser bem cativante :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      este livro surpreendeu-me imenso. Nunca esperei que fosse tão bom.:) Se o quiseres emprestado já sabes.

      Beijinho*

      Eliminar
    2. Obrigado amiga, tenha eu tempo para ler tudo o que gostava, lembraste de um tal Canção de Troia ? Pois é :D

      Mas fica registado ;)

      Bjs

      Eliminar
  2. Adoro esta trilogia, é lindíssima, despertou-me emoções inexplicáveis *.*
    Os próximos volumes não desiludem ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica,
      eu estou a ler esta trilogia por causa das tuas opiniões:D.
      O Segundo volume também está ser muito bom.

      Beijinho*

      Eliminar
  3. Gostaste mesmo muito. Obrigada por mo teres oferecido :) Vou ler em breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Foi um prazer oferecer-te! Espero que gostes tanto dele como eu.

      Eliminar
  4. este livro ou uma das continuações apareceu-me como sugestão quando estava a fazer uma pesquisa na fnac ou na wook, lembro-me de na altura ler a sinopse e pensar que era capaz de gostar. Gosto de livros em que acção atravessa vários anos e de sagas de famílias :D dp de ler a tua opinião sei que não me vou desiludir. :)

    ResponderEliminar