quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Em Chamas ( Trilogia Jogos da Fome II) de Suzanne Collins

A SINOPSE CONTÉM SPOILERS!!! 
Contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar... O segundo volume da trilogia "Os Jogos da Fome" mantém um ritmo constante de adrenalina e promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano.

A MINHA OPINIÃO:

Em Chamas é o segundo volume da trilogia de Hunger Games ( Os Jogos da Fome). É uma história  veloz e digna da sua predecessora. Suzanne Collins tem, claramente, um fim ao delinear cada passagem. Há amadurecimento das jovens personagens devido aos acontecimentos do primeiro volume. É natural a sua desconfiança e a potencialização dos receios mais profundos. Em tempos de guerra, reflecte-se no que ou em quem nos é mais querido. Embora a primeira parte deste livro peque por uma narrativa mais lenta com repetições, por vezes, desnecessárias, a segunda parte é um verdadeiro turbilhão de acções e emoções que rapidamente, fazem esquecer o início moroso. É tão intensa que termina brutalmente com uma reviravolta excepcional que seguramente, instiga o leitor a lançar-se ao terceiro e último volume da trilogia de imediato. Porém, esta desenfreada locomoção não apaga a fraqueza do " triângulo amoroso" : Katniss, Peeta e Gale. O inusitado e o despropositado abundam. Aliás, Gale seria, indubitavelmente, um personagem muito melhor sem esta colagem (má!) amorosa. Este" disparate" também afecta Katniss e Peeta. Ela é o centro deste triângulo mal construído limitando seu crescimento como protagonista da trilogia. Há que reconhecer que é possível que Katniss se encontre dividida entre dois rapazes mas, não há incongruência ou fundamentos credíveis para tal ou pelo menos, estes não são realistas o suficiente.
No entanto, Suzanne Collins merece felicitações pela personagem do Presidente Snow. É uma presença imponente e temível mesmo quando não se encontra em cena.
Em Chamas é uma leitura voraz mesmo com os seus defeitos e tem um final digno de cinema!

5/7- MUITO BOM

Sem comentários:

Enviar um comentário