domingo, 19 de julho de 2015

The Secret Garden de Frances Hodgson Burnett

Mary Lennox was horrid. Selfish and spoilt, she was sent to stay with her hunchback uncle in Yorkshire. She hated it. But when she finds the way into a secret garden and begins to tend it, a change comes over her and her life.

A MINHA OPINIÃO:

The Secret Garden é um clássico que sempre me despoletou curiosidade... Por uma razão ou por outra nunca tive oportunidade de o ler. Em adulta, esperava uma obra genial e não foi isso que encontrei.
É uma história enternecedora mas, com problemas na condução do seu elenco de personagens. A protagonista do livro, Mary é introduzida como uma menina, vítima de uma negligência parental gigantesca e, por conseguinte, torna-se insuportável, convencida e egoísta. Esta deveria ser a sua história de redenção  ou melhor, o percurso que leva à sua transformação. Todavia, acerca de meio do livro, o foco deixa de ser ela mas, um outro personagem com o qual o leitor não tem qualquer tipo de intimidade e que se vê quase obrigado a conhecer e amar. Esta mudança repentina é uma clivagem abrupta na narrativa que baralha as emoções de quem o lê. Embora esta personagem-surpresa tenha influência no caminho de Mary rumo à felicidade detona a atenção do espectador.
No entanto, The Secret Garden é uma bela leitura infantil onde valores como a amizade, responsabilidade e amor fraternal ou parental são engrandecidos. E apesar de, no início, Mary ser uma criança birrenta e insuportável, é com ela que descobrimos a beleza do jardim secreto. As descrições deste cantinho, tão adorado por Mary, são mágicas e qualquer um ficaria encantado pela sua beleza. Novo ou velho. É um livro refrescante porque não contém o triângulo amoroso enfadonho ou o ódio visceral retratado nos livros mais adultos. É simplesmente genuíno e reminiscente da inocência da juventude. Embora tenha as suas falhas e possa ser demasiado fantasioso para alguns, é um clássico agradável de se ler.

4/7- BOM

TRAILER DO FILME:


 

Sem comentários:

Enviar um comentário